quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Doce de Dióspiro com Canela e Gengibre

A minha vida ultimamente tem andado muito agitada e o cansaço não perdoa (é PDI) mas ontem que foi feriado e até soube tão bem ter uma folga a meio da semana, foi dia de dar soluçao a uns quantos dióspiros que por ali andavam meio perdidos coitados, sendo a minha fruta de eleição resolvi fazer doce não sabendo se iria dar certo mas mesmo assim resolvi que o faria pois é uma fruta que não aguenta muito tempo.
Foi um bocado ao calhas  mas sempre na esperança que o resultado final fosse no minimo comestivel lol.
A receita de doce deverá sempre ser por cada kilo de fruta 800g de açucar mas meti menos porque a fruta só por si já é bem doce.
Meti no tacho com um pouco de canela e gengibre em po, foi mesmo tudo a olho ;)
Depois de muito ferver la meti a varinha para desfazer o maior mas não totalmente pois gosto de encontrar a fruta do doce, lá ferveu mais um tempo claro que sempre bem mexido para não agarrar ao fundo. No final meti nos frasquinhos devidamente esterilizados e bem tapados. A melhor forma é como faziam as nossas avós ferver bem os frascos meter o doce de seguida com as duas coisas ainda meio quentes e depois ou meter de cabeça para baixo durante 2 horas ou entao levar a ferver por 10 minutos que é para ganhar vacuo. Não meti tudo em frascos porque não tinha tantos daquele tamanho, meti algum em caixas, depois de ja estar frio para depois congelar, porque ao meter o doce no congelador ele não irá congelar totalmente por ter maior parte de açucar do que de fruta.
Depois é só fazerem umas etiquetas bem bonitas e personalizadas e aí tem um optimo presente de natal para estes tempos de crise lol, e como ate tem um pouquinho de vocês tem muito mais valor do que qualquer coisa comprada ali na loja ao lado


                                                          Este foi o resultado final

3 comentários:

  1. E estava bom??
    Eu tambem adoro diospiros...e fiquei curiosa quanto ao sabor!!
    Ficou bom??
    beijinho

    ResponderEliminar
  2. Não sou grande apreciadora da fruta, mas pelo aspecto da coisa.. já marchava qualquer fatia de pão com o doce... esperamos pelas novas invenções..

    ResponderEliminar
  3. quando chegar a Portugal vou fazer...è que eu andava assim com uma ideia de fazer um cabaz de natal com compotas e biscoitos, etc...para ofereçer á familia...e esta è assim bem original!!

    ResponderEliminar